Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Análise - Fifa Soccer 96 (Mega Drive)

Fifa Soccer 96 - Mega Drive (1995)

Produtora: EA Sports
Distribuidora: Eletronic Arts
Outras plataformas: Super Nes, Playstation, Saturn, PC e 32X

Falar de Fifa Soccer para Mega Drive não é uma tarefa muito complicada para mim. Durante anos esse foi o principal game de futebol do aparelho e consequentemente o que mais tive o prazer de jogar. Enquanto no Super Nes brilhava International Super Star Soccer (que só chegou ao console da Sega em meados de 1997 ou 1998, não me recordo exatamente o ano) o Mega tinha outros games futebol de menor expressão (e qualidade), deixando o terreno livre para a franquia da Eletronic Arts.

Apesar de muitos não gostarem desse jogo (a maioria que jogava ISSS no SNES) eu acho ele muito competente e divertido. Os gráficos são bem aceitáveis para a época, o som durante a partida possui bons efeitos sonoros por parte da torcida, a jogabilidade é simples e intuitiva, há os modos de jogo padrão para um game de futebol (Exibição, Liga, Torneio) e diversas ligas de vários países, incluindo o nosso Campeonato Brasileiro.

Analisando alguns times enquanto jogava, deu para notar que as escalações estavam corretas levando em consideração o ano de 1995. Na liga brasileira não há como não notar a discrepância de cores dos times do nosso país. Corinthians? Branco e roxo. Cruzeiro? Preto e Azul. E por aí vai, mas tudo bem, ao menos podemos jogar com o time que torcemos no game.
Há também um modo de customização, no qual você pode criar jogadores e equipes, algo bem legal. Provavelmente na próxima vez ligar o console vou criar um time do Corinthians atual e com as cores corretas.


Essa versão de Fifa Soccer foi lançada para Sega Saturn e Playstation, já com gráficos 3D e algumas novidades para a época. Mas ainda assim, prefiro de longe essa versão para a plataforma 16 bits da Sega do que o inicio dos games de futebol 3D nos 32 bits.


Um comentário:

  1. Cara, da uma olhada nesse blog: https://fifasocceroverload.blogspot.com/ vc vai pirar na batatinha com o relato do maluco la kkk ele fez e documentou mais de 80 temporadas de FIFA

    ResponderExcluir